Metodologia DISC

A Metodologia DISC permite decisões assertivas e justas sobre o autodesenvolvimento, no âmbito pessoal e desenvolvimento das pessoas, no âmbito corporativo,  e  o melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

HISTÓRIA

A Metodologia foi criada pelo psicólogo William M. Marston, que realizou um estudo sobre os comportamentos e reações emocionais das pessoas normais. O estudo foi consagrado no livro “As Emoções das Pessoas Normais” publicado em 1928 e estabeleceu os quatro perfis Comportamentais:

Dominance (Dominantes): Busca desafios e eficácia, foco em resultados, poder, controle.

Influence ( Influentes): Busca autonomia, criatividade, foco no relacionamento, na comunicação, na persuasão.

Steadiness ( Estáveis): Busca segurança e lealdade, foco no grupo, na paciência, na persistência, começo, meio e fim.

Conscientiousness (Analítico): Busca qualidade, padrões elevados e eficiência, foco nos processos, no fazer certo e com qualidade, organização e estrutura.

Dominance (Dominantes)

Influence (Influentes)

Steadiness (Estáveis)

Conscientiousness (Analítico)

Porém foi em 1948 que começaram a aparecer os primeiros relatórios gráficos dos perfis Comportamentais.
O importante para entregar valor ao cliente é contar com uma Plataforma que garanta agilidade, confiabilidade, assertividade e efetividade das avaliações Comportamentais, como a Talent Wake e o apoio de quem entende de Desenvolvimento Organizacional e Humano para trazer soluçoes que façam a diferença.

Na Talent Wake trabalhamos com as nomenclaturas:

Dominante

Influente

Estável

Analítico

É fundamental entender que: os perfis são neutros, ou seja nenhum é melhor do que o outro.

O que acontece é que de acordo com o ambiente a que estará exposto, existem perfis mais ou menos adequados ou com mais possibilidades de desenvolver pontos fortes e competências, porém, não há envolvimento de juízo de valor.

Todas as pessoas possuem características dos quatro perfis, com maior ou menor intensidade, porém, é mais comum terem um ou dois perfis que estão mais presentes com suas tendências Comportamentais.

Utilizando um dos três modelos de perfis Comportamentais, baseados na Metodologia DISC, o mais adequado para cada situação, será possível percorrer uma jornada de Gestão Comportamental Individual  ou Gestão de Pessoas de modo ágil e com resultados valiosos para a estratégia de Desenvolvimento Humano, entregando valor e portanto resultados.