?

o que é assessment

A tradução da palavra inglesa assessment é avaliação. Quando usamos este termo no âmbito das  Organizações, ele está voltado para a direção, avaliação e  desenvolvimento  dos líderes e profissionais.

O foco é a ampliação dos talentos e competências individuais, para  que possam alcançar os objetivos pessoais e corporativos.

por que ter o processo de assessment?​

O Assessment Comportamental permite conhecer o perfil comportamental das pessoas, seus motivadores, seus pontos fortes, seus pontos fracos e limitantes.

A partir deste mapeamento é  muito mais fácil e assertivo mapear o capital humano da Organização e fazer o Planejamento Estratégico para ter as pessoas certas nos lugares certos, valorizando o capital intangível da Organização.

O Assessment também ajuda no processo de comunicação, gestão de conflitos, cultura, clima, gestão das mudanças, desenvolvimento profissional, diminuição da rotatividade e portanto traz ganhos importantes de capital humano e financeiros para a Organização.

O Assessment  contribui com os  processos organizacionais influenciando na entrega de valor:

  • Atração: Recrutamento e Seleção.
  • Capacitação: Treinamento e Desenvolvimento.
  • Retenção: Formação da Lideres Humanitários, Equipes de Alta Performance, Gestão de Conflitos, Comunicação Assertiva, Clima, Cultura, Engajamento, Colaboração.
  • Planejamento de Capital Humano   – diagnóstico interno.
  • Mapeamento e avaliação da eficiência organizacional.
  • Planejamento de Carreira. E muito mais.

ÂNCORAS DE CARREIRA

Neste assessment serão levantados os motivadores de carreira, os pilares que guiam a carreira,  que ajuda a pessoa a se conhecer melhor e fazer uma escolha de carreira mais assertiva com seus valores pessoais e vontades.  Por isto é de  grande contribuição para escolas, universidades e organizações.

tipos de assessment da plataforma de desenvolvimento comportamental e humano talent wake

PERFIL GERENCIAL DISC

Neste assessment o cliente terá a visão gráfica e escrita do seu perfil comportamental DISC, que envolve motivadores comportamentais, pontos fortes e pontos limitantes, estilo de liderança,  estilo de tomada de decisão e muito mais. 

PERFIL COMPORTAMENTAL DISC GERENCIAL COM FEEDBACK

Além de todas as informações sobre sua percepção é possível obter  o feedback 360 de outras pessoas do sua convivência, o que potencializa o processo de autoconhecimento com a percepção do meio.

O assessment Âncoras de Carreira é baseado no trabalho de Edgar Schein é convergência das área captadas de competências e valores que a pessoa não abre mão e representam seu verdadeiro eu.

Muito útil para analisar o estado atual e desejado da carreiram tendo como base  sua orientação de carreira,  seus valores e percepção de talentos.

Relacionar a carreira, as experiências de vida, ajuda a compreensão das prioridades e valores de uma pessoa.

FORÇAS PESSOAIS

Este assessment irá apresentar os motivadores pessoais. É por meio do entendimento das forças pessoais que encontramos como nos ajudamos e ajudamos os outros de maneira positiva. O conhecimento das forças pessoais é um caminho para uma vida mais feliz e congruente.  As 6 virtudes são: SABEDORIA, CORAGEM, HUMANIDADE, JUSTIÇA, TEMPERANÇA e TRANSCENDÊNCIA e nelas temos as 24 forças pessoais.

RECONHECIMENTO DAS LINGUAGENS DE VALORIZAÇÃO

Neste assessment passamos a conhecer o estilo pessoal de expressão de afeto e reconhecimento ao próximo e também a linguagem que nos faz sentir realmente valorizados e amados, tanto na vida pessoal, quanto na  profissional.

Este entendimento  permite minimizar conflitos e potencializar os relacionamentos, facilitando a comunicação, que passa a ser mais assertiva, criando um ambiente positivo.

POSITIVIDADE E BEM-ESTAR  NA VIDA

Assessment utilizado para avaliar o nível de  POSITIVIDADE E  BEM-ESTAR E FELICIDADE.

Baseado na Psicologia Positiva, nos estudos de Martin Seligman. O índice é obtido com base em cinco elementos: Emoções Positivas ( Positive Emotions), Engajamento ( Engagement), Relacionamentos (Relationships), Significado ou Propósito ( Meaning) e Realizações( Accomplishments) – Modelo PERMA

 

TÉTRADE DO TEMPO

Assement para avaliar o estilo de uso do tempo, muito útil para gerenciar as ações, para obter  Produtividade e Resultados.

Ferramentas de Desenvolvimento Comportamental e Humano

Com este arsenal de assessments e uma devolutiva memorável,  a pessoa terá a percepção do que precisa investir para o seu desenvolvimento comportamental , conquistando melhorias no autoconhecimento, na autoestima e na autoliderança e realizando o seu autodesenvolvimento para atingir uma vida pessoal e profissional plena.

Interatividade

A Plataforma permite enviar e-mails com os Assessments e possui a base, onde as pessoas podem navegar; seja como facilitador da transformação comportamental/ líder  para que possa acompanhar e ter os as informações  ou  no papel de usuário/cliente para  construir o Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

  • Além do Perfil Comportamental, baseado na Metodologia DISC, a análise fica completa com mais Assessments, que abrangem Carreira, Comunicação, Bem-Estar e Qualidade de Vida,  Engajamento, Positividade, Gestão do Tempo, tudo que um profissional de Desenvolvimento Humano ou uma Organização precisa para valorizar pessoas em um só lugar.
  • Mapeia o perfil comportamental do cargo e faz o cruzamento com o seu perfil comportamental do capital humano.
  • Possibilidade de realizar o Perfil Comportamental com Feedback, o que diferencia o trabalho de desenvolvimento humano, pois, além de captar a percepção individual, capta a percepção do meio.
  • Relatório DISC com informações gráficas, teóricas e índices que ajudam a orientar o plano de desenvolvimento comportamental individual.
  • Design leve, fluído e amigável que ajuda o profissional de Capital Humano, o líder e os profissionais.
  • Várias ferramentas de desenvolvimento comportamental para apoiar o processo.
  •  O nosso grande diferencial é  poder ajudar nossos clientes por meio de consultorias, treinamentos, programas de desenvolvimento para Capital Humano, liderança, equipes e profissionais.
  • Suportamos nossos clientes além da Gestão Comportamental , uma vez que a Talent Wake é uma aliança de  duas Organizações especializadas em promover  e facilitar o Desenvolvimento Organizacional e Humano.
O Perfil Gerencial é baseado na Metodologia DISC e é uma análise comportamental de uma pessoa. 
 O pertfil é neutro e situacional, ou seja,  não existe perfil melhor do que o outro e o perfil poder ser alterado de acordo com a situação. Quando as pessoas se conhecem elas podem entender o seu comportamento e fazer as adaptações necessárias ao comportamento do outro.
Em todos os processos pessoais, profissionais ou organizacionas que demandem autoconhecimento, o perfil comportamental é utilizado. 

Quando falamos em equipe ajuda a entender o perfil dos membros e facilita na obtenção dos resultados.
Conhecer o perfil comportamental também permite identificar o perfil da pessoa e o perfil comportamental requerido pelo cargo e assim ter a pessoa certa no lugar certo, evitando que pessoas gastem energia para alterar o seu perfil e o hiato entre a natureza comportamental, motivadores e talentos. 
Quando é possível entender e mapear o perfil comportamental estamos valorizando pessoas, uma vez que o ser humano possui limites, a adaptação pode ser necessária, desejável ou inveitável, mas, olhar o valor desta decisão em termos de saúde física, mental e emocional e relacionamentos para pessoa suportar agir fora da sua natureza. 
O mais inteligente é o entendimento do perfil comportamental e ter a percepção como se adaptar, flexibilizar e harmonizar com o perfil dos outros. O sucesso de um ser humano vem de quando ele usa suas características no mundo e faz as coisas acontecerem, sendo sábio de si mesmo e tendo inteligência emocional. 
O Perfil Gerencial traz:
  • Gráfico de Composição dos Perfis
  • 24 pontos fortes
  • Mapa de autodesempenho: como eu estou e como eu acho que deveria estar
  • Sobreposição dos mapas
  • Estilo de Liderança
  • Mapa da compatibilidade profissional
  • Motivadores de Carreira
  • Grafico de Exigêncida do Meio
  • Aproveitamento dos Pontos Fortes
  • Tomada de decisão
  • Pomtos fortes x pontos limitantes
  • Positividade Seletiva
  • Pontos de Melhoria
  • Pontos de Melhoria para autoavaliação
  • Descrepância da Autopercepção
  • Influência do Ambiente
  • Preferência de Relacionamento Interpessoal
Permite feedback de participantes convidados sobre o perfil da pessoa avaliada, trazendo informações:
  • Mapa do autodesempenho: como as pessoas acham que eu estou
  • Como as pessoas acham que eu deveria estar
  • Sobreposição dos mapas da percepção pessoal e do feedback
  • Diferença de expectativa entre o avaliado e o meio
  • Liderança – autopercpção e do meio.

Há oito tipos de âncoras de Carreira que determinam a inclinação profissional:

1. Autonomia e Independência
2. Puro Desafio
3. Criatividade Empresarial
4. Dedicação a uma causa
5. Competência Técnica e Funcional
6. Estilo de Vida
7. Competência Gerência Geral
8. Segurança e Estabilidade

Baseada na teoria desenvolvida na década de 1970 pelo PhD em Psicologia Social da Universidade de Harvard e docente do MIT ( Massachusetts Institute of Technology), Edgar Schein, que também foi responsável pela criação do que chamamos “Cultura Organizacional”.

O Assessment baseado na teoria de Schein é uma conexão das áreas de competências, aptidões, motivos e valores, que sustentam a hierarquia de valores das pessoas, aquilo que elas não abrem mão, quando são expostas a uma escolha, pois, representam o “eu” verdadeiro.

As âncoras de Carreira ajudam as pessoas a se conhecerem e fazerem escolhas Profissionais assertivas com os seus motivos e os seus valores.
Âncoras de Carreira são as cláusulas intocáveis da vida adulta, que não serão alteradas, não importa o que aconteça.

Conhecer as âncoras de Carreira permite analisar o estado atual da carreira e a tomada de decisões para o futuro, uma vez que a pessoa passa a conhecer sua orientação pessoal para o trabalho, seus motivos, seus valores, seus talentos.
O conhecimento das âncoras permite ajustes e desenvolvimento pessoal e profissional e novos resultados.

Também ajuda a detectar a falta de motivação, o desânimo, o gasto excessivo de energia e a queda de produtividade.

Uma pessoa que tem a percepção do seu propósito, dos seus valores e das suas aspirações, ou seja, que conhece as suas âncoras de carreira tem a oportunidade de liderar seu protagonismo, fazer a gestão das mudanças e possibilidades de construir a sua trilha de Competências e Desenvolvimento de maneira assertiva e voltada para o sucesso.

Referência:

Assessment Forças Pessoais tem como alicerce a Psicologia Positiva, que é um campo recente de estudo da Psicologia, que tem uma visão sistêmica e integrada do ser humano corpo, mente, alma e entorno.

A Psicologia Positiva tem a proposta de uma visão humanizada, positiva do ser humano através do uso das suas qualidades e forças positivas.

Peterson e Seligman fizeram o estudo que identificou e mapeou que todos os seres humanos possuem 24 forças Pessoais, que se manifestam de acordo com os momentos da vida de uma pessoa.

Temos 24 forças Pessoais e 6 virtudes, que são universais e envolvem a capacidade de amparar a nós mesmos e aos outros de modo positivo.
As pessoas são plenas quando conseguem utilizar suas forças na vida pessoal, profissional.

Ao se trabalhar as Forças Positivas no cenário Organizacional é possível aumentar a produtividade, através da construção de uma rede colaborativa, que gera Engajamento e relacionamentos com significado e propósito. Organizações que estão centradas nas pessoas têm 73% de aumento do Engajamento ( Instituto Gallup).

Virtudes e Forças

Sabedoria – criatividade, curiosidade, amor ao aprendizado, mente aberta, perspectiva.
Humanidade – generosidade, amor, inteligência emocional.
Justiça – justiça, Liderança, trabalho em equipe.
Moderação – perdão, humildade, prudência, autocontrole.
Coragem – bravura, integridade, perseverança, vitalidade
Transcendência – administração da beleza e da excelência, gratidão, esperança, humor, espiritualidade.

Referência:

Este Assessment tem como base os estudos e pesquisas de Gary Chapman, famoso antropólogo, doutor em Filosofia e Psicoterapeuta Familar. Chapman faz a associação do amor com a valorização.

Cada pessoa possui um padrão de valorização ou incentivo, algo favorito e especial para trocar nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Chapman nos traz 5 Linguagens de Valorização:

• Palavras de afirmação
• Tempo de Qualidade
• Presentes
• Toque Físico
• Atos de Serviços

As linguagens expressam como expressamos e recebemos o sentimento de amor e valorização.

No ambiente corporativo conhecer as linguagens de Valorização é importante para que os líderes e Profissionais reconheçam seu modelo de Valorização Pessoal e tornem-se poliglotas nas Linguagens, melhorando a comunicação e resultados, reduzindo conflitos e estabelecendo um ambiente de relacionamento e negociações positivas.

Referência:

Este Assessment tem como base a Psicologia Positiva, através dos estudos de Martin Seligman e revela o grau de satisfação atual com a vida pessoal e profissional das pessoas.

Através de um índice ele mostra como cada pessoa se encontra em relação ao seu estado de bem-estar e felicidade.
Segundo o autor é uma abordagem científica que permite às pessoas “Florescerem” o que tem de melhor e ter um índice de Positividade e Bem-estar favorável em suas vidas.

O Assessment é baseado no modelo PERMA da Psicologia Positiva.

Este modelo apresenta os seguintes componentes:

• Emoções Positivas
• Engajamento
• Relacionamento
• Significado e Propósito
• Realizações.

A conexão destes componentes ajudam a construir uma vida feliz e próspera.

No âmbito Corporativo este Assessment ajuda na Cultura e no Clima Organizacional e nas ações de reconhecimento e recompensa, comemorações, aprendizagem continua, participação na tomada de decisões, entre outros que favorecem o aumento da Positividade e Bem-estar Organizacional.

Reconhecer o grau de Positividade e Bem-estar ajuda no entendimento do compromisso e dedicação, na performance no trabalho e principalmente na saúde física, mental e emocional.

Referência:

Um dos maiores desafios do Século XXI é a Gestão do Tempo. E este Assessment vem ao encontro deste desafio,pois, mostra como a pessoa utiliza o seu recurso mais valioso: o tempo.
Através deste Assessment será possível mapear como as pessoas utilizam o seu tempo com atividades importantes, urgentes, circunstanciais e as interruptivas.

O Assessment Tétrade do Tempo está apoiado nos estudos de Christian Barbosa e de Stephen Covey.

Para Organizações e Profissionais o tempo é um grande desafio e ter a informação gráfica do seu uso e dicas de melhorias, apoiando os programas de Desenvolvimento de Líderes e Profissionais faz toda a diferença no Mundo Organizacional Ágil.

Referência:

Além do Assessment de Perfil baseado na metologia DISC e mais 5 Assessments poderosos baseados em teorias e metodologias de utilização mundial, a Plataforma Talent Wake já vem com várias ferramentas utilizadas para o Desenvolvimento Humano.

  • Análise de Cenários 
  • Balanço de Realizações
  • Canvas de Negócios
  • Ganhos e Perdas
  • Método Grow
  • Missão
  • Modelo Sistemático  de Mudanças
  • Valores
  • Balanço de Motivadores
  • SWOT Pessoal
  • Visão
  • Visão de Vida e Carreira
  • Roadmap
  • Roda da Vida

CRIE SUA CONTA